Situados na freguesia de Cachopo, concelho de Tavira, em plena Serra do Caldeirão, os Centros de Descoberta do Mundo Rural de Casas Baixas, Feiteira e Mealha são locais ideais para observar as paisagens do território serrano, conhecer o modo de vida das suas populações e descobrir o património construído por sucessivas gerações ao longo de milénios.
Construídas na década de 60 e abandonadas na década de 80, devido ao escasso número de crianças locais, as antigas Escolas primárias foram recuperadas e transformadas em unidades de apoio ao Turismo Ambiental em Meio Rural pela Câmara Municipal de Tavira.
Através de um protocolo de cooperação entre a Câmara e a Associação In Loco, o Ecomuseu Rural da Serra do Caldeirão assumiu em 1999 a gestão dos Centros de Descoberta e a coordenação das actividades e passou a envolver as populações locais no acolhimento e orientação dos visitantes e na manutenção e serviços de alojamento e restauração dos Centros.
Cada Centro dispõe de dois quartos com seis camas, uma sala de convívio com televisão e vídeo, sanitários, cozinha equipada e de painéis solares para aquecimento de água para banhos e cozinha. No espaço exterior com jardim delimitado por muros baixos, foi instalado um espaço para refeições, com um grelhador, mesas e bancos corridos.
Desde Abril de 2000, os Centros albergaram diversos grupos, tendo sido utilizados para apoiar as seguintes actividades:
- campos de férias para jovens a partir dos seis anos
- percursos pedestres e passeios turísticos pela zona serrana
- campos de trabalho para recuperação de património edificado
- acções de sensibilização ambiental para jovens das escolas
- acções de investigação sobre o património natural
- acções de museologia comunitária
- acções de investigação sobre o mundo rural
- acções de investigação da avifauna local
Foram também previstas outras actividades abrangendo inúmeras áreas: Ambiente, Arqueologia, Arquitectura Rural, Cultura, Desporto, Formação Profissional, Investigação Científica, Tempos Livres, Turismo, Vida Local.
- campos de trabalho de arqueologia
- seminários e grupos de trabalho
- campos de experimentação
- acções de formação local
- apoio a rotas regionais
- percursos temáticos