NOTÍCIAS subscrever 

< voltar atrás

IN LOCO E A3S PESQUISAM SOBRE JOGOS COLABORATIVOS EM PORTUGAL

In Loco e A3S pesquisam sobre jogos colaborativos em Portugal

Diagnóstico nacional está em curso

A lógica tradicional dos jogos tem-se centrado na perda de uns em favor do ganho de outros. Tal é fruto da tendência competitiva que caracteriza as nossas sociedades e tem sido impeditiva do olhar sobre outras formas de aprendizagem e de trabalho coletivo. A par desta dominação pedagógica têm surgido outras formas de jogo que privilegiam o pensamento cooperativo e colaborativo.

Neste âmbito, as associações In Loco e A3S propõem-se fazer um diagnóstico nacional sobre os recursos pedagógicos existentes que potenciem uma economia mais justa e solidária. Pensar noutras formas de jogar para aprender a viver de uma outra forma torna-se o mote desta pesquisa. Exemplo disso é o jogo Coopoly que será testado no âmbito do mês do 3º sector, que será realizado no Porto, no próximo dia 12 de Outubro. Para inscrições (gratuitas mas obrigatórias), por favor, consultar: https://m3s2016.eventqualia.net/en/pt/. No Coopoly, os jogadores sabem que se um perde todos perdem, mas se um ganha todos ganham. Há ainda outra linha de jogo que induz os jogadores a pensarem sobre a possibilidade de perda para que todos os restantes possam ganhar.

A grande maioria destes recursos pedagógicos não são comercializados nas redes comuns de distribuição e fazem parte, nalguns casos, de testes elaborados por organizações da sociedade
civil para trabalhar competências que visam a construção de uma sociedade mais justa e colaborativa, o que concorre com a lógica económica dominante que se pretende questionar.



Para a realização deste levantamento foi criado um questionário que pode ser preenchido aqui.

Para informações adicionais poderão entrar em contacto através do e-mail.

USERNAME

PASSWORD

EMAIL

PASSWORD