NOTÍCIAS subscrever 

< voltar atrás

JAFERS E CENTRO COMUNITÁRIO CONTRA DESPERDÍCIO ALIMENTAR

Jafers e Centro Comunitário contra desperdício alimentar

O ambiente e a comunidade são os principais beneficiários

Após o Diagnóstico do Desperdício Local realizado em São Brás de Alportel e Loulé, pelo projeto "Não Desperdice o Nosso Futuro", foram recolhidas informações quanto à possibilidade das entidades entrevistadas (agricultores, pescadores, restauração, cantinas, indústria, vendedores, superfícies comerciais) estabelecerem "ligações" com instituições e entidades no sentido de doarem excedentes alimentares e assim contribuir para a redução do Desperdício Alimentar a nível local.

Desta forma, congratulamo-nos com a articulação informal mas eficaz conseguida entre o supermercado Jafers – Loja de Salir e o Centro Comunitário da mesma localidade. A partir deste mês, diariamente, serão recolhidos pela equipa do Centro Comunitário de Salir alimentos que não estão em condições de serem vendidos mas estão em boas condições de consumo. Quem compra exige um produto intacto e de aspeto impecável, rejeitando aquele que apresenta manchas e alguns defeitos, no entanto, muitos destes alimentos estão perfeitamente aptos para consumo.

Com esta doação, o Jafers reduz a sua pegada ecológica contribuindo com estes alimentos para o Centro Comunitário de Salir. O ambiente e a comunidade são os principais beneficiários desta

iniciativa positiva mas ganham também a economia social e a cidadania.

Assim, alimentos frescos (frutas e hortícolas) vão deixar de ir para o contentor do lixo e mais tarde para o aterro sanitário, passando a ter um destino mais digno e de extrema utilidade para esta instituição.

Esta é uma Boa Prática a valorizar e a enaltecer. Desejamos que outras iniciativas possam surgir e que juntos caminhemos para a Redução do Desperdício Alimentar.

USERNAME

PASSWORD

EMAIL

PASSWORD