NOTÍCIAS subscrever 

< voltar atrás

MEDFEST

MEDFEST

Oito países juntam esforços pelo Turismo Gastronómico Sustentável

A criação de oito destinos de Turismo Gastronómico Sustentável na Europa vai mobilizar, nos próximos 3 anos, uma parceria internacional apostada em contribuir para a diminuição da sazonalidade, a sustentabilidade económica, social e ambiental das atividades turísticas e a valorização do património cultural gastronómico.
 
Decorreu no início de Dezembro, em Liubliana, capital da Eslovénia, o seminário internacional de arranque do projeto MEDFEST, apoiado pelo programa INTERREG Mediterranean , que pretende enfrentar o desafio da sazonalidade e da diversificação dos destinos turísticos tradicionais "sol e mar", com produtos novos e sustentáveis baseados na rica e famosa herança culinária do Mediterrâneo.
 
Em Portugal, o destino de turismo gastronómico sustentável a criar terá como tema a Dieta Mediterrânica, um estilo de vida reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO e cujo regime alimentar associado é classificado pela OMS como sendo de excelência. 
O projeto MEDFEST é coordenado em Portugal pela Associação In loco, com a participação ativa de uma parceria alargada, que pretende consolidar a estratégia de salvaguarda da Dieta Mediterrânica e o envolvimento direto da Rota da Dieta Mediterrânica, uma comunidade de empresas e entidades unidas pela valorização económica e cultural da Dieta Mediterrânica.
Porquê criar Destinos de Turismo Gastronómico Sustentável?
A motivação principal de muitos turistas e visitantes está em mudança, evoluindo do "ver & consumir” para atividades de “experienciar & vivenciar”. Assim, as expressões intangíveis como paisagem cultural, comunidades, criatividade, música, comida e estilo de vida são cada vez mais importantes no turismo que se quer sustentável. 
A gastronomia é uma das principais formas de expressão da totalidade da cultura e do território de um povo, articulando de forma dinâmica comunidades, tempo e espaço. A Identidade Cultural Mediterrânica e a sua herança culinária, traduzida na forma de utilização dos produtos e ingredientes produzidos sazonalmente pelas comunidades locais, inspirada nos saberes tradicionais e desfrutada em locais plenos de conteúdo e significado, desempenha um papel único, estimulando as ligações de cooperação entre operadores locais e a relação entre desenvolvimento territorial e turismo sustentável. 
 
O objetivo geral do projeto MEDFEST é o de criar ou melhorar, no espaço mediterrânico, as estratégias existentes para o desenvolvimento do turismo gastronómico sustentável de pequena escala e desenvolver experiências culinárias sustentáveis, ligando os espaços costeiros com o interior rural, como uma ferramenta poderosa para promover destinos turísticos 'alternativos' e sustentáveis, refutando a inevitabilidade do turismo como atividade “predadora”. 
Objetivos específicos: 
• Encontrar vínculos entre o patrimônio alimentar e culinário e o turismo sustentável;
• Diversificar a oferta turística existente nas zonas litorais, estabelecer relações de complementaridade com áreas rurais e qualificar a oferta turística na época baixa;
• Promover as experiências culinárias mediterrânicas e salvaguardá-las como parte do património europeu comum
• Sensibilizar e educar as comunidades locais, decisores políticos e os operadores turísticos do espaço MED sobre o património culinário.
 
Resultados esperados:
•Definição uma estratégia transnacional de criação e inclusão de experiências culinárias MED na oferta turística existente;


•Definição de um conjunto de metodologias e critérios para determinar experiências culinárias tradicionais MED como destinos turísticos sustentáveis;
•Criação de uma web-geodatabase detalhada de experiências culinárias sustentáveis MED existentes;
•Estudo sobre as 'boas práticas' no turismo culinário MED e os fatores que influenciam o seu sucesso & sustentabilidade;
•Implementação da estratégia em 8 áreas-piloto: conceção de produtos turísticos sustentáveis e responsáveis com base nas experiências culinárias mediterrânicas;
•Criação de ferramentas para análise qualitativa de práticas de herança culinária bem-sucedidas.
•Formação e capacitação dos agentes e das comunidades locais sobre o património culinário mediterrânico
•Integração de resultados alcançados nas áreas-piloto em políticas públicas, nas redes existentes e em empreendimentos privados.
A metodologia a utilizar no projeto MEDFEST é baseado no planeamento participado das ações concretas a realizar, envolvendo três tipos principais de partes interessadas (produtores, organizações de turismo, decisores políticos) que serão envolvidos e convidados a assumir a responsabilidade pelas ações do projeto desde o início até o fim, para garantir a durabilidade dos resultados.
Em Portugal, foi de extrema importância a constituição um Grupo de Trabalho (GT MEDFEST) que suporte a articulação institucional entre os principais stakeholders privados e públicos e o aprofundamento operacional desta linha de ação que agora se reforça e que integra as seguintes entidades: RTA e ESGHT-Ualg (Parceiros Associados); CCDR; Ualg (Reitoria); DR Cultura; AHETA; AHISA; Escolas do Algarve do Turismo de Portugal; ATA.


Parceria Internacional MEDFEST:
Research Centre of the Slovenian Academy of Sciences and Arts
In Loco Association. Intervention. Formation. Studies for local development
University of Barcelona
Purpan Engineering School
Technical Institute of Heraklion Chamber of Commerce and Industry
AZRRI – Agency for rural development of Istria. Pazin
Rural Development Association
Τroodos Network Thematic Centers
Parceiros associados:
Slovenian Tourist Board
Council for Agricultural Research and Economics
Chamber of Crafts and Trades of Istrian Region
Alícia Foundation, Food & Science
RTA - Algarve Tourism Board
University of Algarve (ESGHT)
International Center for Advanced Mediterranean Agronomic Studies - Mediterranean Agronomic Institute of Montpellier
Center for Geotourism Trooodos
Southeast Skåne Committee of Cooperation (Ystad Municipality)
Technological Educational Institute of Crete
Foundation for Research and Technology

 

Contactos: medfest@in-loco.pt | 289840860 | 969986360 | 969986469 

USERNAME

PASSWORD

EMAIL

PASSWORD