NOTÍCIAS subscrever 

< voltar atrás

O TRABALHO DA IN LOCO FOI RECONHECIDO NA CROÁCIA

O trabalho da In Loco foi reconhecido na Croácia

Esteve em destaque a promoção dos Orçamentos Participativos

A Associação In Loco foi convidada a participar num seminário internacional que teve lugar em Zagreb, na capita da Croácia, para apresentar o seu trabalho de promoção dos Orçamentos Participativos, bem como a situação destes processos em Portugal. 


O caso português é hoje reconhecido além-fronteiras como uma referência de relevo, pois trata-se do país, a nível mundial, com mais elevada percentagem de municípios a desenvolver os Orçamentos Participativos, bem como o primeiro a lançar uma iniciativa de âmbito nacional. Estes elementos, bem como o contributo que a In Loco tem dado para a promoção destes processos em Portugal, e não só, motivaram o convite para participar no evento.


A versão inglesa do livro “Esperança Democrática – 25 de Orçamentos Participativos no Mundo”, organizada e editada pela In Loco, tem sido referenciada como uma obra incontornável para os croatas, em particular para as administrações públicas e organizações da sociedade civil empenhadas na implementação destas práticas no país. 


A Croácia está neste momento a dar os primeiros passos nesta matéria, tendo sido possível registar alguma resistência por parte dos eleitos locais na adopção deste tipo de dispositivo de participação. O Presidente da In Loco referiu na sua intervenção, a propósito do contexto croata, que o Portugal passou pelas mesmas dificuldades, e que o sucesso dos Orçamentos Participativos depende da combinação de quatro ingredientes essenciais: uma forte vontade política, a afectação de um corpo técnico dedicado, a concepção de uma boa metodologia e a capacitação da sociedade civil para que esta se aproprie do processo. 




O interesse no caso português motivou o interesse de representantes de diferentes municípios da Croácia, bem como de convidados da Estónia que estavam presentes, no estabelecimento de parcerias que permitam no futuro o reforço da cooperação e da troca de experiência entre estes países. 
 

USERNAME

PASSWORD

EMAIL

PASSWORD