NOTÍCIAS subscrever 

< voltar atrás

PROJECTO “+ SUCESSO” ARRANCA EM JANEIRO

Projecto “+ Sucesso” arranca em Janeiro

Intervenção prevê combater as situações de jovens em risco

Designado por “+ Sucesso”, o novo projeto aprovado pelo programa “Escolhas – 6ª Geração”, do Alto Comissariado para as Migrações, arranca no próximo mês de Janeiro. A intervenção prevista privilegiará o público juvenil mais vulnerável, do concelho de São Brás de Alportel, com o objetivo de promover o seu crescimento pessoal e o desenvolvimento de competências, de modo a incrementar a inclusão social e o empreendedorismo juvenil.  


Neste âmbito estão previstas várias acções de promoção do sucesso escolar, de ocupação dos tempos livres, de animação comunitária e de promoção da cidadania, envolvendo os jovens e as suas famílias. Direcionado para um segmento da população mais vulnerável, o projeto “+ Sucesso” surge com o intuito de reduzir o agravamento de situações de risco, aumentar os casos de sucesso escolar e reduzir a dificuldade que crianças e jovens enfrentam em construir um percurso de transição para a vida activa. 


Entre as inúmeras atividades previstas encontram-se oficinas criativas, de apoio ao estudo, de desenvolvimento de multimédia, de música e dança, bem como a realização de visitas de estudo a empresas e instituições sociais. O projecto prevê também a criação de uma “Biblioteca Humana”, onde os “livros” são pessoas reais, voluntárias, capazes de comunicar aos mais jovens a sua experiência de vida, normalmente associada a situações de discriminação ou de exclusão social. Trata-se de um método concebido para promover o diálogo, reduzir preconceitos e estimular a compreensão. Os encontros promovidos no âmbito desta biblioteca serão uma oportunidade para a aprendizagem, tendo um papel importante na sensibilização sobre a importância dos direitos humanos para o bem-estar de todos.




O projecto “+ Sucesso” é promovido pela Associação In Loco, numa parceria que integra a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens. A intervenção prevista complementará outras existentes no concelho, como a Loja Social, o Gabinete de Inserção Profissional do IEFP e a Rede de Voluntariado.
 

USERNAME

PASSWORD

EMAIL

PASSWORD