NOTÍCIAS subscrever 

< voltar atrás

NAÇÕES UNIDAS DISTINGUEM A IN LOCO PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

Nações Unidas distinguem a In Loco pelo segundo ano consecutivo

Trabalho de combate à desertificação volta a ser reconhecido

A Associação In Loco recebeu o galardão “Dryland Champions 2016” (Campeões das Zonas Áridas), atribuído pela Comissão Nacional de Combate à Desertificação, uma iniciativa das Nações Unidas que distingue anualmente indivíduos, organizações ou empresas que tenham dado contributos práticos e relevantes para a gestão sustentável das terras. 


Sob o lema “Eu sou Parte da Solução” a iniciativa foca-se sobretudo nas pessoas, no seu empenho e esforços para promover e melhorar nas zonas áridas os meios de subsistência das populações e as condições dos ecossistemas afetados por desertificação e seca. 
Esta distinção foi atribuída pelo trabalho desenvolvido no âmbito de vários projetos, entre os quais: i ) a promoção de hortas urbanas no Algarve, em parceria com várias autarquias da região, que tem permitido a ocupação de terrenos devolutos para fins produtivos, com recurso à prática da agricultura biológica; ii) a organização de circuitos curtos de produção e consumo de agroalimentares, onde se destacam os mercados locais e o PROVE, tendo este último permitido a criação de diversos núcleos de produtores familiares na região e o fornecimento de alimentos frescos através de cabazes; iii) o combate ao desperdício alimentar, que vem dar continuidade e valor acrescentado ao trabalho em curso, sendo de destacar o processo de sensibilização de autarquias, escolas, instituições sociais, restaurantes, entre outros, para esta problemática, bem como o pioneirismo do rastreio do desperdício levado a cabo nos concelhos de São Brás de Alportel e de Loulé. 


Apesar do galardão ter sido atribuído com base nos referidos projetos, a In Loco considera que este prémio é fruto do trabalho de 28 anos da Associação no interior do Algarve. Este reconhecimento não distingue somente a entidade mas também as populações locais e as entidades que ao longo deste tempo têm trabalhado em conjunto connosco. 




O programa “Dryland Champions” surgiu após a Conferência Rio +20, realizada em 2012, no Rio de Janeiro, no âmbito da qual as Nações Unidas reconheceram a necessidade de ações tendo em vista parar e reverter a degradação dos solos, enquanto recurso essencial à Vida. Tais ações foram agrupadas sob um único objetivo a alcançar nos próximos anos:  “Um Mundo com 0 degradação das Terras”.  Assim, visando alcançar um Mundo Neutro de Degradação das Terras, a implementação da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação começa, literalmente, à porta de cada cidadã e cidadão. 

USERNAME

PASSWORD

EMAIL

PASSWORD