< voltar atrás
A In Loco presta serviços de apoio escolar e desenvolvimento de competências técnicas, pessoais e sociais a crianças e adolescentes. Este serviço funciona em períodos escolares, de
segunda a sexta-feira, entre as 14h00 e as 19h15, mas também durante as pausas escolares, em horários adaptados.
As actividades disponíveis são os seguintes:
1.
Oficinas de Apoio ao Estudo (1º, 2º e 3º Ciclos de Ensino Básico)
- Apoio na elaboração dos trabalhos de casa;
- Organização dos dossiês escolares;
- Esclarecimento de dúvidas;
- Realização de fichas de trabalho;
- Utilização de meios informáticos para o desenvolvimento de conceitos mais complexos;
- Apoio no desenvolvimento de métodos, técnicas e hábitos de estudo, promovendo o auto-conhecimento dos adolescentes, nomeadamente ao nível das suas competências e da exigência que a realização de tarefas coloca, dos objectivos que pretende alcançar e do conhecimento de procedimentos para a sua execução.
2.
Oficinas de TIC
- Uso livre com apoio permanente aos utilizadores da Sala de Informática;
- Formação inicial na área das TIC;
- Desenvolvimento de actividades específicas, com o objectivo de superar/ minimizar as dificuldades detectadas em termos informáticos: processamento de texto, acesso e utilização da Internet, normas de segurança, etc.;
- Acompanhamento e orientação na realização de trabalhos e na execução de actividades educativas diversas, como a pesquisa orientada na Internet.
Currículo
- Em 1985 surge o projeto RADIAL (Rede de Apoio ao Desenvolvimento Integrado do Algarve). Os principais eixos de intervenção foram a formação para o auto-emprego, o apoio a associações locais e os cuidados à primeira infância.
- A In Loco apoiou a criação de 4 Centros de Animação Infantil: Alte (Loulé), Azinhal, (Castro Marim), Cachopo (Tavira) e Martinlongo (Alcoutim). Estes integravam também a valência de Jardim-de-infância,
com actividades para as crianças entre os 3 e os 6 anos, e acções extra-escolares e de ocupação de tempos livres para as crianças e jovens entre os 6 e os 14 anos.
Em 1989 foi lançada a Educação Itinerante em Benafim (Loulé), Giões, Vaqueiros e Pessegueiro (Alcoutim), Junqueira e Odeleite (Castro Marim).
Entre 2004 a 2012 foram aprovadas 4 candidaturas ao Programa Escolhas (projectos Geração Activa, @ventura, @ventura II e Linka-te (com duração até Dezembro de 2015). Os objectivos centram-se na promoção de percursos escolares e formativos de sucesso, da interculturalidade e da participação cívica e comunitária de crianças e jovens, entre os 6 e os 24 anos, provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis.