Objectivos
Os objetivos estão alinhados com as Estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária do Território ADERE 2020, Interior do Algarve Central e das Terras do baixo Guadiana: o Objetivo estratégico 03 da EDL para o Território ADERE 2020 - Dinamizar o tecido económico e empresarial do território, com base nos recursos endógenos; os Objetivos Estratégicos do Eixo II da EDL do GAL do Interior do Algarve Central: a) Apoiar a criação e melhoria de espaços de acolhimento e permanência no território; c) Valorizar e potenciar os produtos turísticos associados aos recursos endógenos; objetivo Estratégico da EDL das Terras do baixo Guadiana: Potenciar as dinâmicas económicas do território através da sua interligação à atividade turística, aumentando o número esperado de visitantes e a sua permanência no território. O projeto insere-se também na estratégia da AMAL, CCDR Algarve, RTA e ATA. Pretende-se criar uma rede de áreas de serviço que incentive a mobilidade e rotatividade dos autocaravanistas, principalmente nos territórios da Baixa Densidade. A criação de infraestruturas adequadas de serviço para autocaravanas contribuirá para: • atrair e acolher visitantes e, consequentemente, para a consolidação de uma estratégia de desenvolvimento dos aglomerados urbanos dos territórios alvo, com impactos positivos no reforço e diversificação do tecido económico dos mesmos; • Enquanto equipamento facilitador do ordenamento urbano, diminuir a pressão sobre os locais mais procurados pelos autocaravanistas, sobretudo junto às praias.
Actividades
O projeto visa o alargamento e a consolidação da Rede de
Acolhimento para o Autocaravanismo na Região do Algarve (RAARA)
com a criação de diversas áreas para o acolhimento do
autocaravanismo, constituindo-se aquela rede de equipamentos de
apoio a esta atividade turística que tem crescido muito no Algarve nos
últimos anos e que não dispõe ainda de suficientes infraestruturas de
suporte. Pretende-se criar condições de acolhimento dos turistas com
apetência para a exploração de recursos associados à natureza e ao
património cultural, dinamizando a atratividade do território e a sua
visitação; as intervenções a considerar no projeto incluem a
infraestruturação das áreas de serviço, nomeadamente a criação de
acessos, a pavimentação, a formalização de lotes para pernoita, a
construção de estações de serviço, construção das redes de água,
saneamento, eletricidade, telecomunicações, instalações sanitárias e
balneários, receção, sinalética, vedações, placards e outros materiais
informativos. Já com um caráter assessório aos investimentos
anteriormente referidos, serão preconizados num momento posterior
e decorrente da identificação de necessidades concretas pelos
utilizadores, a instalação de lavadouros, enquadramento paisagístico
e a instalação de equipamentos e mobiliário.
Produtos esperados
Pela natureza do programa que foi definido para esta intervenção estimam-se como resultados esperados um contributo positivo para a redução da sazonalidade bem como para a diversificação territorial dos fluxos turísticos na região.
Em Messines, pretende-se a criação de uma área de serviço de autocaravanas para 30 lugares (5,45 x 8) com possibilidade de expansão que inclui receção, placard informativo, estação de serviço, vedação e espaços ajardinados, instalações sanitárias, pavimentação redes de água e iluminação pública. Este projeto está integrado no espaço de Feiras e Mercados.
Em Cachopo, o projeto a desenvolver tem como objetivo a criação de um Parque de Auto caravanismo com área de serviço e pernoita para autocaravanas (ASPA). Este processo visa integrar a Rede de Apoio ao Auto caravanismo na região do Algarve, focando a sua localização na serra algarvia (Serra do Caldeirão), num local estratégico de grande riqueza paisagística e cultural, e com um rico património histórico e arqueológico. Este projeto vem colmatar uma lacuna no concelho ao nível deste segmento de turismo, o caravanismo, e contribuir para combater a sazonalidade. Na sequência deste investimento haverá uma dinâmica ao nível económico nesta zona de baixa densidade.
Em S. Brás de Alportel, este projeto potencia a ampliação das respostas para o acolhimento de turistas e acresce as extraordinárias potencialidades do concelho, em centralidade e tranquilidade. Dinamiza a área envolvente ao espaço preconizado para a sua localização, que beneficia de excelentes acessibilidades e da proximidade ao centro urbano e zonas de serviços.