PROJECTOS

< voltar atrás
Início
termo
01 de janeiro 2010
31 de dezembro 2012

@VENTURA

Objectivos

 
  • Promover o sucesso educativo e a inclusão digital, visando o desenvolvimento de actividades potenciadoras da produção de competências pessoais e sociais dos destinatários, por via de processos de educação formal e não formal.
  • Favorecer o empreendedorismo social e cidadania, apostando em actividades que potenciem a capacidade de iniciativa, o protagonismo e a responsabilidade infanto-juvenil na dinamização comunitária. Neste âmbito pretende-se aprofundar o desenvolvimento de competências dos jovens ao nível da concepção, planeamento, implementação e avaliação de iniciativas de cariz comunitário.
  • Promover o diálogo intercultural, favorecendo o encontro de culturas, a partilha criativa das diferenças, a experimentação, assim como a visibilidade social e interacção com a restante comunidade. Neste âmbito privilegia-se o trabalho com descendentes de imigrantes e minorias étnicas.

Actividades

 
  • Ateliê com vista ao desenvolvimento e/ou estimulação de competências pessoais e sociais, de forma não formal ou informal, com destinatários do 1º ciclo ao ensino secundário.
  • Sessões de informação com os jovens sinalizados acerca de temáticas identificadas quer pelos próprios, quer pelos docentes.
  • Encontros com docentes - reuniões entre a equipa técnica e os docentes para partilha de informação acerca dos destinatários, reflexão sobre estratégias a implementar em contexto de sala de aula e encaminhamento.
  • Oficina de pais e encarregados de educação -sessões de informação com pais e encarregados de educação sobre temáticas identificadas pelos próprios.
  • Atendimentos individuais a familiares - atendimentos individualizados a pais e encarregados de educação, participantes ou não da Oficina de Pais, para partilha de informação acerca dos destinatários e aconselhamento parental, com vista à adopção por parte dos cuidadores, de estratégias para promover um maior acompanhamento do percurso escolar dos seus educandos e encaminhamento para outras respostas.
  • CID@NET, com acções de orientação livre, desenvolvimento de competências, cursos de iniciação e formação certificada, entre outras.
  • Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências - Sinalização, encaminhamento e acompanhamento de jovens que não concluíram a escolaridade obrigatória para o Centro Novas Oportunidades;
  • Oficina de Voluntariado - organização de sessões com os destinatários para definição das acções de solidariedade a realizar (acções de voluntariado ou prestação de serviços a área da animação), organizadas pelo projecto e/ou em conjunto com outras entidades e a concretização das mesmas.
  • Orçamento Participativo, que permitirá aos jovens participantes dialogar com o executivo camarário acerca das suas prioridades de investimento para o concelho.
  • Oficina de Desporto - actividades desportivas como o basebol, futebol, jogos tradicionais, etc..
  • Oficinas de tempos livres - actividades de ocupação de tempos livres várias: visitas, passeios pedestres e de bicicleta,idas à piscina, ateliês de reciclagem e outras actividades a identificar junto das crianças e jovens participantes. Actividades com periodicidade regular durante os períodos de pausas escolares.

Produtos esperados

Manual do Orçamento Participativo Crianças e Jovens

Parceiros

Câmara Municipal de São Brás de Alportel e Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.

Financiador

Programa Escolhas - POPH e POS-C.

Responsável

Filipa Biel

Elementos da equipa

Ana Rodrigues, Ana Sousa, Andrea Timor e Emanuel Jesuíno.

Ligações úteis

@ventura

OUTROS PROJECTOS
  • European Creative Rooftop Network

    EUROPEAN CREATIVE ROOFTOP NETWORK

  • Avaliação externa do projeto Literacia para a Democracia

    AVALIAÇÃO EXTERNA DO PROJETO LITERACIA PARA A DEMOCRACIA

  • Diagnóstico de necessidades organizacionais da Barafunda

    DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES ORGANIZACIONAIS DA BARAFUNDA

  • Diagnóstico de necessidades organizacionais da APCEP

    DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES ORGANIZACIONAIS DA APCEP

  • Plano Estratégico para a Cultura de Faro

    PLANO ESTRATÉGICO PARA A CULTURA DE FARO

  • Sistemas Alimentares Locais (SAL)

    SISTEMAS ALIMENTARES LOCAIS (SAL)

  • +ALGARVE, um estilo de vida Mediterrânico

    +ALGARVE, UM ESTILO DE VIDA MEDITERRÂNICO

  • Articular para Intervir III

    ARTICULAR PARA INTERVIR III

  • ALDEIAS DE PORTUGAL - CONSOLIDAÇÃO E REPLICAÇÃO NACIONAL

    ALDEIAS DE PORTUGAL - CONSOLIDAÇÃO E REPLICAÇÃO NACIONAL

  • Apoio à Criação de Serviços de Aconselhamento

    APOIO À CRIAÇÃO DE SERVIÇOS DE ACONSELHAMENTO

  • Prato Certo

    PRATO CERTO

  • REDE LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

    REDE LEADER 2020: QUALIFICAR, COOPERAR, COMUNICAR

  • Plano de Cooperação GAL Interior do Algarve Central

    PLANO DE COOPERAÇÃO GAL INTERIOR DO ALGARVE CENTRAL

  • 100% Local

    100% LOCAL

  • Observatório Regional para a Segurança Alimentar no Algarve

    OBSERVATÓRIO REGIONAL PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR NO ALGARVE

  • Infoagri - Informação Agrícola no Algarve Central

    INFOAGRI - INFORMAÇÃO AGRÍCOLA NO ALGARVE CENTRAL

  • Cria Mais E6G

    CRIA MAIS E6G

  • MEDFEST | Experiências de património gastronómico : como criar destinos de turismo gastronómico sustentável

    MEDFEST | EXPERIÊNCIAS DE PATRIMÓNIO GASTRONÓMICO : COMO CRIAR DESTINOS DE TURISMO GASTRONÓMICO SUSTENTÁVEL

  • EMPATIA

    EMPATIA

  • DLBC - Desenvolvimento Local de Base Comunitária

    DLBC - DESENVOLVIMENTO LOCAL DE BASE COMUNITÁRIA

USERNAME

PASSWORD

EMAIL

PASSWORD