Objectivos
O projecto visa, em termos gerais, contribuir para o desenvolvimento e a consolidação do tecido económico dos territórios rurais envolvidos no processo de cooperação, apoiando directamente a inovação nos produtos locais e a promoção da atractividade turística.
Em termos específicos, pretende-se:
a) Capacitar os agentes económicos para a introdução de elementos de inovação na produção, transformação e comercialização de produtos locais, com vista à criação de elementos de distinção positiva no mercado;
b) Apoiar a concepção de novos produtos que criem oportunidades de mercado favoráveis à geração de mais-valias para os territórios envolvidos no processo de cooperação;
c) Integrar os agentes económicos locais em redes de cooperação estratégica que permitam melhorar os mecanismos de produção, transformação e comercialização dos seus produtos e serviços;
d) Desenvolver uma estratégia de comunicação e marketing dos territórios e dos produtos envolvidos na cooperação que permita a sua inserção nos meios de comunicação de massas, como forma de favorecer a atractividade turística.
Actividades
O projecto prevê a organização das seguintes actividades:
1. Quatro acções de formação:
• Apicultura;
• Transformação e comercialização de produtos à base de frutos locais;
• Produção, secagem e comercialização de plantas aromáticas;
• Fabrico de velas e sabonetes com recurso a produtos locais.
2. II Encontro Internacional de Desenvolvimento Local
Este será um momento privilegiado para reunir agentes implicados em processos de desenvolvimento local, em vários países, que pretendam partilhar as suas experiências, reflectir sobre os desafios que os territórios rurais enfrentam na actualidade e contribuir para reforçar uma cultura de parceria entre agentes nacionais e internacionais, entre o sector público e privado, o poder local e agentes económicos.
Este II Encontro Internacional privilegiará três temas essenciais:
• Produtos Locais;
• Empreendedorismo Local e Turismo;
• Governança e Participação.
Esperam-se três dias bastante preenchidos, com momentos de debate alargado, grupos de trabalho, acções de formação, visitas a experiências locais, mostra institucional, feira de produtos locais, animação e espectáculos culturais.
3. Programas de Promoção Territorial
O projecto prevê a produção de programas televisivos de culinária, cujos pratos a confeccionar recorrerão a produtos apoiados no âmbito do projecto. Trata-se de realizar programas algo diferenciados, que não se centram apenas na confecção dos alimentos, mas que permitem uma visita aos territórios, conhecendo a origem dos produtos, as unidades de produção, assim como outros recursos importantes em termos de potencial turístico. Estes programas serão assegurados por cozinheiros de restaurantes locais, em conjunto com João Carlos Silva, membro da Associação Roçamundo e cozinheiro amplamente conhecido do público pela condução que fez do programa "Na Roça com o Tachos". Depois da sua passagem na televisão, os programas serão disponibilizados ao público na Internet, assegurando a possibilidade de visionamento permanente e o reforço da campanha de comunicação e marketing. Cada programa terá entre 30 a 45 minutos de duração.
4. Livro de Promoção Territorial e Kits de Divulgação de Produtos Locais
Os conteúdos dos programas de promoção territorial serão também transpostos para uma publicação em papel, que deverá assegurar a promoção dos territórios envolvidos e dos produtos locais, bem como das receitas de culinária típicas das diferentes regiões parcerias.
5. Encontro Final do Projecto
Trata-se de um encontro a ter lugar durante o primeiro semestre de 2013, com o objectivo de promover um debate sobre o passado, o presente e o futuro do desenvolvimento local em Portugal.
Produtos esperados
8 Programas de Promoção Territorial
Livro de Promoção Territorial
Kits de disseminação