PROJECTOS

< voltar atrás
Início
termo
21 de agosto 2011
31 de março 2014

"UM OUTRO ALGARVE"

Objectivos

1.  Organização da oferta de Turismo de Natureza

●Avaliação de potencial das principais tipologias de “hot spots” do território e criação de uma marca de qualidade
●Qualificação da oferta
2.  Estruturação de produtos complexos e Integração em Redes regionais
●Design de 4 “Rotas & Produtos Um Outro Algarve…”
●Circuitos “feitos-à-medida”
●Organização das parcerias necessárias à criação de cada rota
●Definição dos circuitos de comercialização e articulação com os agentes externos do sector
3.   Promoção conjunta e Actividades agregadoras
●Promoção das 4 “Rotas & Produtos Um Outro Algarve…”
●Realização de “fam trips” e “press trips”

 

Actividades

  • Identificação e Avaliação de potencial dos:
- Percursos pedestres
- Paisagens e locais de elevada qualidade ambiental e cultural
- Produtos locais genuínos e de qualidade
- Actividades e serviços de apoio (restauração, animação turística, alojamento)
  • Criação de uma Marca de Qualidade - PURO ALGARVE
Definição de critérios de qualidade e construção participada de um “Sistema de gestão de Qualidade” para cada tipologia de recurso, em articulação com o trabalho realizado em Espanha no Turismo Rural e no Turismo de Natureza
  • Rota do Ohar
Definição de Circuitos em que o fio condutor é a beleza das paisagens naturais e as pérolas e os segredos que podemos ainda encontrar no Algarve Interior, mas que articulam igualmente elementos dos restantes tipos (por exemplo: birdwatching, alojamento, percursos pedestres, etc…)
  • Rota da Aventura
Definição de circuitos em que o elemento central é a realização de actividades de turismo activo,  dinâmicas e de grande emoção, (Orientação, BTT, Geocaching, Escalada, Canoagem…) articuladas sempre com outros elementos fortes do território.
Rota dos Aromas & Sabores

  • Rota do Tempo
Definição de circuitos em que o discurso narrativo gira em torno da cultura mediterrânea do Algarve interior, nas suas múltiplas vertentes (tradição oral, megalitismo, arquitectura rural, etnografia…) 

  • Rota dos Aromas & Sabores
Circuitos em que a gastronomia, as ervas aromáticas e os produtos locais de qualidade ocupam o lugar central dos itinerários de descoberta do território, e através dos quais se ficará a conhecer a hospitalidade das suas gentes e a biodiversidade das paisagens.
 
Definição da metodologia para a criação de Rotas ou Circuitos “feitos-à-medida”, em resultado de potenciais solicitações de grupos especiais (por exemplo: turismo científico, pessoas de mobilidade reduzida, etc…)
  • Rede regional para o Turismo de Natureza
Estabelecimento dos acordos e parcerias que cada uma das rotas agrega, com clarificação dos papeis, responsabilidade e deveres de cada parceiro envolvido na produção do produto complexo final
Definição dos circuitos de comercialização e articulação com os agentes externos do sector
Estabelecimento dos acordos e parcerias necessários à colocação de cada uma das rotas no mercado mais adequado e aos diversos níveis (local, regional, nacional e internacional)
  • Promoção
Flyers, site de promoção e reserva on-line, painéis temáticos e de integração territorial, anúncios de imprensa, outdoors e mupies, spot rádio e pequeno vídeo de promoção (5min)
Participação em Feiras regionais, nacionais e internacionais.
  • Eventos locais
Organização de eventos locais regulares, por todo o território e ao longo de todo o ano, criando uma dinâmica intensa que motive os parceiros e cative os visitantes, estabelecendo ligações entre o litoral e o interior, entre a tradição e a inovação, entre a os produtos locais, a gastronomia e a arte. 
  • Fam Trips e Press Trips
Circuitos de descoberta da rede de promotores subjacente a cada uma das Rotas, para os agentes do sector (hotelaria do litoral, agências, operadores) 
Visitas para grupos seleccionados de jornalistas da especialidade, particularmente interessados nesta tipologia de produtos turísticos, percorrendo as diferentes rotas e experimentando as suas potencialidades

 

Produtos esperados

  • Criação de uma Base de dados de identificação e diagnóstico dos “Hot Spots”
  • Definição e implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade da Marca regional para o Turismo de Natureza "PURO ALGARVE" 
  • Definição de circuitos para aa:
  1. Rota do Olhar
  2. Rota da Aventura
  3. Rota dos Aromas & sabores
  4. Rota do Tempo
  • Circuitos “feitos-à-medida” 
  • Parcerias
  • Circuitos de comercialização
  • Produção de materiais promocionais
  • Participação em eventos nacionais e estrangeiros
  • realização de Eventos Locais “Um Outro Algarve…”
  • Realização de “farm trips” e “press trips
 

Parceiros

Associação Terras do Baixo Guadiana
Associação Vicentina

Orçamento

107.000€

Financiador

Cooperação PRODER

Ligações úteis

Página web

Facebook

OUTROS PROJECTOS
  • PRATO CERTO - Alimentação + Sustentável - PNAES Algarve

    PRATO CERTO - ALIMENTAÇÃO + SUSTENTÁVEL - PNAES ALGARVE

  • RNAES – Rede Nacional para Alimentação Equilibrada e Sustentável

    RNAES – REDE NACIONAL PARA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA E SUSTENTÁVEL

  • AGROVILA

    AGROVILA

  • COREnet Connecting advisOrs towaRd a European NETwork for consumer-producer chains

    CORENET CONNECTING ADVISORS TOWARD A EUROPEAN NETWORK FOR CONSUMER-PRODUCER CHAINS

  • REVITALGARVE - Revitalização de zonas rurais do Algarve: resiliência e inovação na criação de sistemas alimentares territoriais

    REVITALGARVE - REVITALIZAÇÃO DE ZONAS RURAIS DO ALGARVE: RESILIÊNCIA E INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE SISTEMAS ALIMENTARES TERRITORIAIS

  • INCOMUN – INovação e COnhecimento no MUNdo Rural

    INCOMUN – INOVAÇÃO E CONHECIMENTO NO MUNDO RURAL

  • Agro + Eficiente

    AGRO + EFICIENTE

  • Capacitar e Promover para Desenvolver

    CAPACITAR E PROMOVER PARA DESENVOLVER

  • European Creative Rooftop Network

    EUROPEAN CREATIVE ROOFTOP NETWORK

  • Avaliação externa do projeto Literacia para a Democracia

    AVALIAÇÃO EXTERNA DO PROJETO LITERACIA PARA A DEMOCRACIA

  • Diagnóstico de necessidades organizacionais da Barafunda

    DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES ORGANIZACIONAIS DA BARAFUNDA

  • Diagnóstico de necessidades organizacionais da APCEP

    DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES ORGANIZACIONAIS DA APCEP

  • Plano Estratégico para a Cultura de Faro

    PLANO ESTRATÉGICO PARA A CULTURA DE FARO

  • Sistemas Alimentares Locais (SAL)

    SISTEMAS ALIMENTARES LOCAIS (SAL)

  • +ALGARVE, um estilo de vida Mediterrânico

    +ALGARVE, UM ESTILO DE VIDA MEDITERRÂNICO

  • Articular para Intervir III

    ARTICULAR PARA INTERVIR III

  • ALDEIAS DE PORTUGAL - CONSOLIDAÇÃO E REPLICAÇÃO NACIONAL

    ALDEIAS DE PORTUGAL - CONSOLIDAÇÃO E REPLICAÇÃO NACIONAL

  • Apoio à Criação de Serviços de Aconselhamento

    APOIO À CRIAÇÃO DE SERVIÇOS DE ACONSELHAMENTO

  • Prato Certo

    PRATO CERTO

  • REDE LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

    REDE LEADER 2020: QUALIFICAR, COOPERAR, COMUNICAR

USERNAME

PASSWORD

EMAIL

PASSWORD