PROJECTOS

< voltar atrás
Início
termo
21 de agosto 2011
31 de março 2014

"UM OUTRO ALGARVE"

Objectivos

1.  Organização da oferta de Turismo de Natureza

●Avaliação de potencial das principais tipologias de “hot spots” do território e criação de uma marca de qualidade
●Qualificação da oferta
2.  Estruturação de produtos complexos e Integração em Redes regionais
●Design de 4 “Rotas & Produtos Um Outro Algarve…”
●Circuitos “feitos-à-medida”
●Organização das parcerias necessárias à criação de cada rota
●Definição dos circuitos de comercialização e articulação com os agentes externos do sector
3.   Promoção conjunta e Actividades agregadoras
●Promoção das 4 “Rotas & Produtos Um Outro Algarve…”
●Realização de “fam trips” e “press trips”

 

Actividades

  • Identificação e Avaliação de potencial dos:
- Percursos pedestres
- Paisagens e locais de elevada qualidade ambiental e cultural
- Produtos locais genuínos e de qualidade
- Actividades e serviços de apoio (restauração, animação turística, alojamento)
  • Criação de uma Marca de Qualidade - PURO ALGARVE
Definição de critérios de qualidade e construção participada de um “Sistema de gestão de Qualidade” para cada tipologia de recurso, em articulação com o trabalho realizado em Espanha no Turismo Rural e no Turismo de Natureza
  • Rota do Ohar
Definição de Circuitos em que o fio condutor é a beleza das paisagens naturais e as pérolas e os segredos que podemos ainda encontrar no Algarve Interior, mas que articulam igualmente elementos dos restantes tipos (por exemplo: birdwatching, alojamento, percursos pedestres, etc…)
  • Rota da Aventura
Definição de circuitos em que o elemento central é a realização de actividades de turismo activo,  dinâmicas e de grande emoção, (Orientação, BTT, Geocaching, Escalada, Canoagem…) articuladas sempre com outros elementos fortes do território.
Rota dos Aromas & Sabores

  • Rota do Tempo
Definição de circuitos em que o discurso narrativo gira em torno da cultura mediterrânea do Algarve interior, nas suas múltiplas vertentes (tradição oral, megalitismo, arquitectura rural, etnografia…) 

  • Rota dos Aromas & Sabores
Circuitos em que a gastronomia, as ervas aromáticas e os produtos locais de qualidade ocupam o lugar central dos itinerários de descoberta do território, e através dos quais se ficará a conhecer a hospitalidade das suas gentes e a biodiversidade das paisagens.
 
Definição da metodologia para a criação de Rotas ou Circuitos “feitos-à-medida”, em resultado de potenciais solicitações de grupos especiais (por exemplo: turismo científico, pessoas de mobilidade reduzida, etc…)
  • Rede regional para o Turismo de Natureza
Estabelecimento dos acordos e parcerias que cada uma das rotas agrega, com clarificação dos papeis, responsabilidade e deveres de cada parceiro envolvido na produção do produto complexo final
Definição dos circuitos de comercialização e articulação com os agentes externos do sector
Estabelecimento dos acordos e parcerias necessários à colocação de cada uma das rotas no mercado mais adequado e aos diversos níveis (local, regional, nacional e internacional)
  • Promoção
Flyers, site de promoção e reserva on-line, painéis temáticos e de integração territorial, anúncios de imprensa, outdoors e mupies, spot rádio e pequeno vídeo de promoção (5min)
Participação em Feiras regionais, nacionais e internacionais.
  • Eventos locais
Organização de eventos locais regulares, por todo o território e ao longo de todo o ano, criando uma dinâmica intensa que motive os parceiros e cative os visitantes, estabelecendo ligações entre o litoral e o interior, entre a tradição e a inovação, entre a os produtos locais, a gastronomia e a arte. 
  • Fam Trips e Press Trips
Circuitos de descoberta da rede de promotores subjacente a cada uma das Rotas, para os agentes do sector (hotelaria do litoral, agências, operadores) 
Visitas para grupos seleccionados de jornalistas da especialidade, particularmente interessados nesta tipologia de produtos turísticos, percorrendo as diferentes rotas e experimentando as suas potencialidades

 

Produtos esperados

  • Criação de uma Base de dados de identificação e diagnóstico dos “Hot Spots”
  • Definição e implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade da Marca regional para o Turismo de Natureza "PURO ALGARVE" 
  • Definição de circuitos para aa:
  1. Rota do Olhar
  2. Rota da Aventura
  3. Rota dos Aromas & sabores
  4. Rota do Tempo
  • Circuitos “feitos-à-medida” 
  • Parcerias
  • Circuitos de comercialização
  • Produção de materiais promocionais
  • Participação em eventos nacionais e estrangeiros
  • realização de Eventos Locais “Um Outro Algarve…”
  • Realização de “farm trips” e “press trips
 

Parceiros

Associação Terras do Baixo Guadiana
Associação Vicentina

Orçamento

107.000€

Financiador

Cooperação PRODER

Ligações úteis

Página web

Facebook

OUTROS PROJECTOS
  • Infoagri - Informação Agrícola no Algarve Central

    INFOAGRI - INFORMAÇÃO AGRÍCOLA NO ALGARVE CENTRAL

  • Cria Mais E6G

    CRIA MAIS E6G

  • MEDFEST | Experiências de património gastronómico : como criar destinos de turismo gastronómico sustentável

    MEDFEST | EXPERIÊNCIAS DE PATRIMÓNIO GASTRONÓMICO : COMO CRIAR DESTINOS DE TURISMO GASTRONÓMICO SUSTENTÁVEL

  • EMPATIA

    EMPATIA

  • DLBC - Desenvolvimento Local de Base Comunitária

    DLBC - DESENVOLVIMENTO LOCAL DE BASE COMUNITÁRIA

  • Oficinas do S@ber

    OFICINAS DO S@BER

  • DON’T WASTE OUR FUTURE

    DON’T WASTE OUR FUTURE

  • Made In Loco

    MADE IN LOCO

  • PORTUGAL PARTICIPA

    PORTUGAL PARTICIPA

  • Orçamentos Participativos para a Melhoria da Governação Municipal

    ORÇAMENTOS PARTICIPATIVOS PARA A MELHORIA DA GOVERNAÇÃO MUNICIPAL

  • COMPARTE

    COMPARTE

  • BTN ALG14- Bienal de Turismo de Natureza

    BTN ALG14- BIENAL DE TURISMO DE NATUREZA

  • A Juventude Move Europa

    A JUVENTUDE MOVE EUROPA

  • CLDS+: Faro Adentro

    CLDS+: FARO ADENTRO

  • SLOWMED - Slow Food as a means of dialogue in Mediterranean Contexts

    SLOWMED - SLOW FOOD AS A MEANS OF DIALOGUE IN MEDITERRANEAN CONTEXTS

  • VIDA ATIVA

    VIDA ATIVA

  • "Um Outro Algarve"

    "UM OUTRO ALGARVE"

  • Learning to Count

    LEARNING TO COUNT

  • Curso de Democracia Participativa

    CURSO DE DEMOCRACIA PARTICIPATIVA

  • Q3 – QUALIFICAR O 3º SECTOR

    Q3 – QUALIFICAR O 3º SECTOR

USERNAME

PASSWORD

EMAIL

PASSWORD