PROJECTOS

< voltar atrás
Início
termo
01 de janeiro 2013
30 de novembro 2014

BTN ALG14- BIENAL DE TURISMO DE NATUREZA

Objectivos

26 - 28 setembro 2014
Espaço Multiusos de Aljezur
 
Missão da Bienal de Turismo de Natureza
Pretende-se que a Bienal de Turismo de Natureza seja um grande momento onde é dado a conhecer o potencial natural do Algarve. Pretende-se ainda dar a conhecer o seu tecido empresarial neste segmento de mercado, contribuindo para colocar a região na Rota Internacional do Turismo de Natureza.
 
Objetivos Gerais da Bienal de Turismo de Natureza
- Contribuir para a afirmação da Região do Algarve como uma referência internacional no domínio do Turismo de Natureza;
- Promover a reflexão sobre a estruturação do produto “Turismo de Natureza” no Algarve, ponderando sobre as suas características, impacto ambiental e necessidade de planeamento e regulação;
- Dar a conhecer os territórios de baixa densidade nos seus principais pilares de identidade ambiental e cultural: paisagem, áreas protegidas, biodiversidade, artesanato, arquitetura, hábitos e costumes, gastronomia e produtos locais;
- Dinamizar uma forte bolsa de contactos B2B entre Tour Operadores Nacionais e Internacionais e as empresas da região;
- Potenciar o evento com um conjunto de seminários que irão contribuir para a aquisição de conhecimento e know-how através de exemplos regionais nacionais e internacionais;
- Dinamizar a troca de experiências entre parceiros transnacionais.
 

Actividades

A BTN, em parceria com a ATA – Associação Turismo do Algarve, vai proporcionar um conjunto de reuniões B2B com Agências de Viagens e Tour Operadores Internacionais, dos principais mercados emissores ̶  Holanda, Alemanha, França e Inglaterra ̶  no segmento do Turismo de Natureza. A BTN vai ainda convidar uma extensa lista de Agências de Viagens, Tour Operadores e DMC´s nacionais.
 
Conferências e Workshops
A BTN, em parceria com a Universidade do Algarve, irá organizar um conjunto de seminários com oradores nacionais e internacionais que o irão ajudar no conhecimento deste setor, através de casos de sucesso, tanto na estruturação como na promoção de produtos de Turismo de Natureza.
 

Produtos esperados

 
Organizado em torno da Rota do Olhar, da Rota da Aventura, da Rota do Tempo e da Rota dos Aromas e Sabores, a Bienal de Turismo de Natureza vai contar com cerca de 70 Expositores, 6 espaços de restauração, um espaço de seminários, um espaço para produtos locais e zonas de animação.
 
Rota do Olhar
Atividades e serviços em que os elementos de diferenciação se centram na realização de atividades cujo fio condutor é a beleza das paisagens e a observação dos seus elementos naturais – Percursos Pedestres, Observação de Aves, Observação Cetáceos… 
 
Rota da Aventura
Atividades e serviços em que os elementos de diferenciação se centram na realização de atividades dinâmicas e de grande emoção – orientação, BTT, Geocaching, Escalada, Surf, Mergulho … 
 
Rota do Tempo
Atividades e serviços em que os elementos de diferenciação se centram na realização de atividades que procuram identificar conhecer a cultura da região nas suas múltiplas vertentes – Tradição Oral, Megalitismo, Arquitetura e Património Rural, Etnografia, Monumentos, Geologia… 
 
Rota dos Aromas e Sabores
Atividades e serviços em que os elementos de diferenciação se centram na gastronomia e produtos locais de qualidade – Produtos Locais, Ervas Aromáticas, Gastronomia Regional… 
 
Promoção
A Bienal de Turismo de Natureza – Algarve 2014 terá uma divulgação nacional e internacional através dos seguintes canais:
Sites:
Visit Portugal
Visit Algarve
Puro Algarve
BTN `14
Câmaras Municipais
 
Delegações Internacionais do Turismo de Portugal:
Holanda
Espanha
Alemanha
UK
Escandinávia
Alemanha
 
Publicidade Exterior:
Rede Mupis Algarve (Região de Turismo do Algarve)
 
Assessoria de Comunicação:
Imprensa Nacional
 
Visitas de Familiarização:
Operadores Turísticos Internacionais
Jornalistas Internacionais
Agências de Viagens Nacionais
DMC´s Nacionais
Imprensa Nacional
 

Parceiros

Associação In loco
Associação Vicentina (coord)
Associação Terras do Baixo Guiadinana
ANDANATURA (Espanha)
CEDER AXARQUIA (Espanha)
Mt Peliom (Grécia)

Orçamento

300.000€

Financiador

PRODER

Ligações úteis

OUTROS PROJECTOS
  • Infoagri - Informação Agrícola no Algarve Central

    INFOAGRI - INFORMAÇÃO AGRÍCOLA NO ALGARVE CENTRAL

  • Cria Mais E6G

    CRIA MAIS E6G

  • MEDFEST | Experiências de património gastronómico : como criar destinos de turismo gastronómico sustentável

    MEDFEST | EXPERIÊNCIAS DE PATRIMÓNIO GASTRONÓMICO : COMO CRIAR DESTINOS DE TURISMO GASTRONÓMICO SUSTENTÁVEL

  • EMPATIA

    EMPATIA

  • DLBC - Desenvolvimento Local de Base Comunitária

    DLBC - DESENVOLVIMENTO LOCAL DE BASE COMUNITÁRIA

  • Oficinas do S@ber

    OFICINAS DO S@BER

  • DON’T WASTE OUR FUTURE

    DON’T WASTE OUR FUTURE

  • Made In Loco

    MADE IN LOCO

  • PORTUGAL PARTICIPA

    PORTUGAL PARTICIPA

  • Orçamentos Participativos para a Melhoria da Governação Municipal

    ORÇAMENTOS PARTICIPATIVOS PARA A MELHORIA DA GOVERNAÇÃO MUNICIPAL

  • COMPARTE

    COMPARTE

  • BTN ALG14- Bienal de Turismo de Natureza

    BTN ALG14- BIENAL DE TURISMO DE NATUREZA

  • A Juventude Move Europa

    A JUVENTUDE MOVE EUROPA

  • CLDS+: Faro Adentro

    CLDS+: FARO ADENTRO

  • SLOWMED - Slow Food as a means of dialogue in Mediterranean Contexts

    SLOWMED - SLOW FOOD AS A MEANS OF DIALOGUE IN MEDITERRANEAN CONTEXTS

  • VIDA ATIVA

    VIDA ATIVA

  • "Um Outro Algarve"

    "UM OUTRO ALGARVE"

  • Learning to Count

    LEARNING TO COUNT

  • Curso de Democracia Participativa

    CURSO DE DEMOCRACIA PARTICIPATIVA

  • Q3 – QUALIFICAR O 3º SECTOR

    Q3 – QUALIFICAR O 3º SECTOR

USERNAME

PASSWORD

EMAIL

PASSWORD