Objectivos
Visa reforçar a capacitação das entidades que integram a parceria, nomeadamente as respetivas equipas técnicas, mas também contribuir para a capacitação dos stakeholders regionais e das comunidades locais, envolvendo-as e tornando-as parte efetiva dos processos de construção conjunta de uma visão integrada de desenvolvimento regional para o Algarve no horizonte 2030, visão essa que se deseja partilhada, apropriada e reconhecida por todos.
Actividades
Congrega quatro ações específicas: Avaliar; Conhecer e Intervir; Prospetivar e Envolver, faseadas, primeiro em escalas sub-regionais coincidentes com os territórios a animar pelas associações parceiras da CCDR Algarve, e segundo numa lógica agregadora, que a entidade líder coordenará, culminando em instrumentos de planeamento e ação de cariz estratégico e prospetivo.
• Avaliar pressupõe a avaliação das dinâmicas regionais integradas, quer numa lógica territorializada, quer numa lógica das grandes agendas regionais prioritárias, assente no esforço concertado que olhe criticamente para as intervenções ocorridas no Algarve e permita mitigar vulnerabilidades estruturais e conjunturais através de recomendações precisas para as instituições regionais.
• Conhecer e intervir congrega o aprofundamento dos fatores críticos da competitividade e sustentabilidade regional, nas suas diferentes dimensões estratégicas (económica, social, ambiental e da governança), transversais e complementares, assentes nos novos e velhos desafios e temáticas que importam na afirmação do Algarve. Esta basear-se-á numa intervenção informada e consistente no quadro de competências da parceria, em prol do desenvolvimento regional.
• Prospetivar sintetiza o trabalho realizado nas duas ações anteriores, atribuindo-lhe um foco de ação futura, de suporte à decisão e orientação para resultados profícuos para a região, seus agentes e população em geral. Neste âmbito, releva-se o contributo esperado ao nível dum modelo de governança que congregue vontades e manifeste uma leitura territorial, facilitadora do modus operandi das instituições regionais no contexto dos desafios societais mais relevantes e prementes para o Algarve.
• Envolver traduz a mais transversal das ações, que pretende capacitar a totalidade dos agentes nos domínios da comunicação institucional direcionada para públicos específicos (stakeholders e comunidades locais) de forma acessível e promotora da igualdade de oportunidades no acesso e disseminação da informação, através de canais e suportes facilitadores e eficazes na comunicação de resultados, num ato de transparência e de retorno contínuo.
Produtos esperados
Contributo para a estratégia regional do Algarve 2030.