Objectivos
- Promover o sucesso educativo e a inclusão digital, visando o desenvolvimento de actividades potenciadoras da produção de competências pessoais e sociais dos destinatários, por via de processos de educação formal e não formal.
- Favorecer o empreendedorismo social e cidadania, apostando em actividades que potenciem a capacidade de iniciativa, o protagonismo e a responsabilidade infanto-juvenil na dinamização comunitária. Neste âmbito pretende-se aprofundar o desenvolvimento de competências dos jovens ao nível da concepção, planeamento, implementação e avaliação de iniciativas de cariz comunitário.
- Promover o diálogo intercultural, favorecendo o encontro de culturas, a partilha criativa das diferenças, a experimentação, assim como a visibilidade social e interacção com a restante comunidade. Neste âmbito privilegia-se o trabalho com descendentes de imigrantes e minorias étnicas.
Actividades
- Ateliê com vista ao desenvolvimento e/ou estimulação de competências pessoais e sociais, de forma não formal ou informal, com destinatários do 1º ciclo ao ensino secundário.
- Sessões de informação com os jovens sinalizados acerca de temáticas identificadas quer pelos próprios, quer pelos docentes.
- Encontros com docentes - reuniões entre a equipa técnica e os docentes para partilha de informação acerca dos destinatários, reflexão sobre estratégias a implementar em contexto de sala de aula e encaminhamento.
- Oficina de pais e encarregados de educação -sessões de informação com pais e encarregados de educação sobre temáticas identificadas pelos próprios.
- Atendimentos individuais a familiares - atendimentos individualizados a pais e encarregados de educação, participantes ou não da Oficina de Pais, para partilha de informação acerca dos destinatários e aconselhamento parental, com vista à adopção por parte dos cuidadores, de estratégias para promover um maior acompanhamento do percurso escolar dos seus educandos e encaminhamento para outras respostas.
- CID@NET, com acções de orientação livre, desenvolvimento de competências, cursos de iniciação e formação certificada, entre outras.
- Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências - Sinalização, encaminhamento e acompanhamento de jovens que não concluíram a escolaridade obrigatória para o Centro Novas Oportunidades;
- Oficina de Voluntariado - organização de sessões com os destinatários para definição das acções de solidariedade a realizar (acções de voluntariado ou prestação de serviços a área da animação), organizadas pelo projecto e/ou em conjunto com outras entidades e a concretização das mesmas.
- Orçamento Participativo, que permitirá aos jovens participantes dialogar com o executivo camarário acerca das suas prioridades de investimento para o concelho.
- Oficina de Desporto - actividades desportivas como o basebol, futebol, jogos tradicionais, etc..
- Oficinas de tempos livres - actividades de ocupação de tempos livres várias: visitas, passeios pedestres e de bicicleta,idas à piscina, ateliês de reciclagem e outras actividades a identificar junto das crianças e jovens participantes. Actividades com periodicidade regular durante os períodos de pausas escolares.
Produtos esperados
Manual do Orçamento Participativo Crianças e Jovens
Parceiros
Câmara Municipal de São Brás de Alportel e Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.
Financiador
Programa Escolhas - POPH e POS-C.
Responsável
Filipa Biel
Elementos da equipa
Ana Rodrigues, Ana Sousa, Andrea Timor e Emanuel Jesuíno.
Ligações úteis
@ventura
OUTROS PROJECTOS
-
INNOVASOCIAL AAA
-
PRATO CERTO - ALIMENTAÇÃO + SUSTENTÁVEL - PNAES ALGARVE
-
RNAES – REDE NACIONAL PARA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA E SUSTENTÁVEL
-
AGROVILA
-
CORENET CONNECTING ADVISORS TOWARD A EUROPEAN NETWORK FOR CONSUMER-PRODUCER CHAINS
-
REVITALGARVE - REVITALIZAÇÃO DE ZONAS RURAIS DO ALGARVE: RESILIÊNCIA E INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE SISTEMAS ALIMENTARES TERRITORIAIS
-
INCOMUN – INOVAÇÃO E CONHECIMENTO NO MUNDO RURAL
-
AGRO + EFICIENTE
-
CAPACITAR E PROMOVER PARA DESENVOLVER
-
EUROPEAN CREATIVE ROOFTOP NETWORK
-
AVALIAÇÃO EXTERNA DO PROJETO LITERACIA PARA A DEMOCRACIA
-
DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES ORGANIZACIONAIS DA BARAFUNDA
-
DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES ORGANIZACIONAIS DA APCEP
-
PLANO ESTRATÉGICO PARA A CULTURA DE FARO
-
SISTEMAS ALIMENTARES LOCAIS (SAL)
-
+ALGARVE, UM ESTILO DE VIDA MEDITERRÂNICO
-
ARTICULAR PARA INTERVIR III
-
ALDEIAS DE PORTUGAL - CONSOLIDAÇÃO E REPLICAÇÃO NACIONAL
-
APOIO À CRIAÇÃO DE SERVIÇOS DE ACONSELHAMENTO
-
PRATO CERTO