MOBILIDADE, UM PARADIGMA DE CIDADANIA EUROPEIA
Objectivos
Mobility, a paradigm of European citizenship
A mobilidade é uma preocupação diária para a maioria dos cidadãos europeus e é um paradigma da cidadania europeia, na medida em que abrange muitos dos seus aspectos (identidade comum graças à mobilidade transnacional, direitos dos cidadãos / passageiros europeus, etc.) Por último, a política de transportes e mobilidade é essencial para o desenvolvimento de uma economia sustentável.
O projecto vem da ideia de recolher e compilar as opiniões dos cidadãos sobre a mobilidade na UE como um tema fundamental para o futuro dos cidadãos europeus e para a implementação da Estratégia Europeia 2020.
Os cidadãos têm a oportunidade de participar no processo de tomada de decisão e na procura de soluções possíveis para questões realmente importantes para o seu quotidiano e para a implementação de um desenvolvimento sustentável. Eles serão capazes de formular recomendações e apresentá-los às instituições da UE.
- informar os cidadãos e aumentar a sua consciência sobre as políticas e iniciativas da UE sobre Mobilidade;
- contribuir para ultrapassar o fosso entre os cidadãos e as instituições da UE, providenciando ao Parlamento Europeu e à Comissão informações sobre as expectativas reais dos cidadãos nesta área;
- dar a oportunidade a mais de 2 500 cidadãos de oito países para participar directamente na construção política da UE, promovendo o diálogo directo entre eles e as instituições europeias;
- aumentar o interesse dos cidadãos na participação cívica e da sua capacidade de analisar situações críticas, identificar soluções e formular recomendações políticas;
- as recomendações finais serão apresentadas às autoridades competentes de cada país e as instituições da UE na ocasião do evento final, em Bruxelas.
.
Actividades
Realização de uma consulta Europeia que enfoca no tema Mobilidade porque ele é:
- uma preocupação comum para a maioria dos cidadãos europeus;
- um campo em que a UE tem uma grande competência e capacidade de influência;
- uma política que tem que evoluir para contribuir cada vez mais para o desenvolvimento de uma economia sustentável;
- um paradigma de cidadania europeia, na medida em que abrange muitos dos seus aspectos (identidade comum, direitos dos cidadãos europeus, etc.)
Produtos esperados
O projecto “Mobility” irá lançar uma consulta pública a milhares de cidadãos europeus sobre os vários desafios que a mobilidade de pessoas representa para o futuro da Europa: desde a acessibilidade dos transportes até à sustentabilidade ambiental, sem descurar a protecção dos direitos dos passageiros. Atenção particular será dada à mobilidade urbana sustentável, com o objectivo assumido de chamar a atenção das instituições nacionais e europeias para algumas recomendações cívicas do que podem ser as linhas de Acão a curto, médio e longo prazo.
O projecto é desenvolvido durante o ano de 2013 com grupos temáticos, entrevistas a especialistas e utilizadores dos transportes, uma campanha de comunicação sobre as recentes alterações introduzidas a nível comunitário relativo à protecção dos viajantes, eventos para a XII Semana da Mobilidade Europeia em Setembro, reuniões institucionais em Bruxelas e nas principais cidades dos oito países envolvidos.
Parceiros
Cittadinanzattiva-Active Citizenship Network (Itália - IT) é líder do projecto, que conta com a colaboração das seguintes associações europeias:
- ANPCPPSRomânia / Associação Nacional de Defesa do Consumidor e Promoção de programas e estratégias (Roménia - RO)
- Vartotojų teisių gynimo centras / Associação dos direitos dos consumidores (Lituânia - LT)
- Índice Foundation (Bulgária - BG)
- Associação In Loco (Portugal - PT)
- spoločnosť ochrany spotrebiteľov S.O.S. / Sociedade de Defesa do Consumidor (Eslováquia - SK)
- Centra potrošača Srbije / Centro Consumidor da Sérvia - CEPS (Sérvia - SRB)
- Fundação Cidadania (Espanha - ES)
Orçamento
6 000,00€ € (PT)
Financiador
Programa da União Europeia “Europa para os Cidadãos”
Observações
A Mobilidade Transnacional é a aplicação concreta de um dos principais direitos e garantias dos cidadãos da EU, expressos nos tratados desde o início da construção europeia (livre circulação de pessoas). É um dos factores que contribuíram para a construção de uma identidade europeia comum.
Ao longo dos anos, a UE tem desenvolvido uma política forte nesta área, que visa "promover a viagem, segura e eficiente em toda a Europa, sustentando o mercado interno de bens e do direito dos cidadãos de viajar livremente em toda a UE" (ver site da Direcção-Geral da Mobilidade e dos Transportes).
A mobilidade é um desafio importante para o desenvolvimento de uma economia sustentável, que é um dos três objectivos principais da Estratégia Europa 2020. Reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 20% implica necessariamente o desenvolvimento de uma nova estratégia de mobilidade, promovendo modalidades de transporte com baixo impacto sobre o meio ambiente.
Finalmente, os transportes públicos são uma questão-chave para muitos cidadãos europeus, que os utilizam diariamente para chegar ao seu local de trabalho e / ou para realizar outras actividades. Eles estão, portanto, interessado no desenvolvimento de transportes públicos de passageiros acessíveis e eficientes e que respeitem os direitos dos utilizadores e passageiros. Esta é a razão pela qual o activismo cívico está especialmente desenvolvido neste campo através de grupos informais (como grupos de movimento pendulares casa-trabalho) ou organizações mais estruturadas e permanentes (por exemplo, associações de utilizadores de transportes públicos, associações de consumidores, etc.)
Responsável
Artur Filipe Gregório
Ligações úteis
Mobility, a paradigm of European citizenship
OUTROS PROJECTOS
-
INNOVASOCIAL AAA
-
PRATO CERTO - ALIMENTAÇÃO + SUSTENTÁVEL - PNAES ALGARVE
-
RNAES – REDE NACIONAL PARA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA E SUSTENTÁVEL
-
AGROVILA
-
CORENET CONNECTING ADVISORS TOWARD A EUROPEAN NETWORK FOR CONSUMER-PRODUCER CHAINS
-
REVITALGARVE - REVITALIZAÇÃO DE ZONAS RURAIS DO ALGARVE: RESILIÊNCIA E INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE SISTEMAS ALIMENTARES TERRITORIAIS
-
INCOMUN – INOVAÇÃO E CONHECIMENTO NO MUNDO RURAL
-
AGRO + EFICIENTE
-
CAPACITAR E PROMOVER PARA DESENVOLVER
-
EUROPEAN CREATIVE ROOFTOP NETWORK
-
AVALIAÇÃO EXTERNA DO PROJETO LITERACIA PARA A DEMOCRACIA
-
DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES ORGANIZACIONAIS DA BARAFUNDA
-
DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES ORGANIZACIONAIS DA APCEP
-
PLANO ESTRATÉGICO PARA A CULTURA DE FARO
-
SISTEMAS ALIMENTARES LOCAIS (SAL)
-
+ALGARVE, UM ESTILO DE VIDA MEDITERRÂNICO
-
ARTICULAR PARA INTERVIR III
-
ALDEIAS DE PORTUGAL - CONSOLIDAÇÃO E REPLICAÇÃO NACIONAL
-
APOIO À CRIAÇÃO DE SERVIÇOS DE ACONSELHAMENTO
-
PRATO CERTO