PROJECTOS

< voltar atrás
Início
termo
01 de janeiro 2021
30 de setembro 2023

+ALGARVE, UM ESTILO DE VIDA MEDITERRÂNICO

Objectivos

Relançar os processos de criação das bases para uma região mais robusta, unida, atrativa e sustentável.
 
Após mais de três anos de trabalho voluntário, dinamizando a Rota da Dieta Mediterrânica (RDM) e algumas atividades de promoção, tal como o “Onde Fica?… o melhor do mediterrâneo!”, o projeto  “+Algarve Um estilo de vida Mediterrânico”, irá investir mais de 366 mil euros na preparação da retoma económica da região no período pós-covid, capacitando e apoiando os municípios e os seus operadores económicos para estruturarem uma oferta robusta, bem organizada, dinâmica, capaz de gerar atração turística nacional e internacional durante a época baixa, contribuindo assim para reforçar a posição da região como um destino de qualidade, todo o ano, tendo como base a identidade cultural mediterrânica e um conjunto inovador de produtos e serviços identitários, ligando os territórios do litoral e do interior.
O plano de ação candidatado resulta das prioridades que os membros da RDM, públicos e privados, assinalaram como prioritários, num inquérito realizado antes da sua candidatura, destacando a promoção (marketing territorial) como mais importante, bem como o apoio técnico ao desenvolvimento de novos produtos turísticos complexos, adaptados aos mais recentes desafios na procura nacional e internacional e suportados pelos recursos endógenos. Foi essa a aposta desta estratégia de marketing territorial e de reforço da capacitação de todos os parceiros para a construção de um destino turístico único, diversificado e suportado pelo que de melhor, o litoral, o barrocal, a serra, o barlavento e o sotavento têm para oferecer.
 

Actividades

Principais linhas de ação
+ Algarve Local - Promoção Regional
Desenvolvimento de um ciclo de Feiras/Festas, itinerante por todos os Municípios do Algarve participantes, capitalizando a experiência da Feira da Dieta Mediterrânica, de forma a promover cada município e o território do Algarve, numa celebração do estilo de vida mediterrânico e do diálogo entre o interior e o litoral. (Design e produção do Stand, produtos, programa de atividades de atividades de animação, ateliers, workshops, oficinas práticas temáticas). 
Esta celebração do estilo de vida Mediterrânico é prolongada no tempo e no espaço pela “Feira da Dieta Mediterrânica Virtual”, em formato on-line, servindo de plataforma de promoção bilingue e comercialização durante todo o ano dos produtos, serviços, eventos e locais mais significativos para o estilo de vida mediterrânico.
+ Algarve em Lisboa e Porto - Promoção Nacional
Integração e exposição em duas feiras em Lisboa e Porto de turismo/produtos endógenos, promovendo um "Outro Algarve" e o seu estilo de vida milenar, de forma a apresentar e representar o Algarve das tradições. (aluguer de espaço, produtos, provas e degustações, animação)
+ Algarve Internacional - Promoção Internacional
Participação e exposição em duas feiras (França e Alemanha) de turismo/produtos endógenos, promovendo um "Outro Algarve", genuíno, original e pouco conhecido. (aluguer de espaço, produtos, animação)
Oficinas de Trabalho
Seis oficinas técnicas de capacitação (35h cada) para a criação de novos produtos turísticos no Barlavento + Centro + Sotavento (organização, realização, avaliação)
Fam Trip e Press Trip
Organização de duas Fam Trip para operadores nacionais e europeus, opinion-makers e stakeholders de relevo;
Organização de duas Press Trip para jornalistas da especialidade e bloggers de viagens.
Marketing e Promoção
Plataforma Web georreferenciada de promoção dos recursos, rotas, eventos, noticias, entre outros. Alojamento da Feira da Dieta Mediterrânica Virtual; Design e produção de3 Vídeos promocionais RDM; Design e produção de material de promoção do projeto (rollups, flyers, banners, placas, etc); Design e produção materiais específicos para os eventos + Algarve  -FDM; Promoção nos social media das diversas atividades a serem realizadas.
Consultoria especializada
Visitas técnicas e consultoria aos membros da RDM, elaboração de planos individuais de melhoria contínua e acompanhamento técnico.
Assistência Técnica - Técnico Sup. de Turismo
Definição e coordenação da estratégia de Marketing Territorial
 

Financiador

CRESC Algarve - (PADRE)

Observações

Oportunidades para as empresas:

  • Integração na plataforma “Feira da Dieta Mediterrânica on-line”
  • Elaboração de um “portfolio” digital de bens e serviços 
  • Promoção e comercialização de produtos e serviços todo o ano
  • Participação nas feiras/festas +ALGARVE em toda a região
  • Participação na Feira da Dieta Mediterrânica em Tavira
  • Beneficiar de consultoria especializada e de um plano de melhoria
  • Produtos e serviços representados nas feiras nacionais e internacionais
  • Integrar as rotas locais e regionais a construir e promover
  • Participar no “Onde Fica…? O melhor do Mediterrâneo!”
  • Participar nas Fam Trips e Press Trips
  • Apoio técnico permanente
Beneficiar de isto tudo com 70% de financiamento do CRESC!
 

Candidaturas das Empresas

https://forms.gle/vdRbTu9wUm48w8HSA

Ligações úteis

OUTROS PROJECTOS
  • PRATO CERTO - Alimentação + Sustentável - PNAES Algarve

    PRATO CERTO - ALIMENTAÇÃO + SUSTENTÁVEL - PNAES ALGARVE

  • RNAES – Rede Nacional para Alimentação Equilibrada e Sustentável

    RNAES – REDE NACIONAL PARA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA E SUSTENTÁVEL

  • AGROVILA

    AGROVILA

  • COREnet Connecting advisOrs towaRd a European NETwork for consumer-producer chains

    CORENET CONNECTING ADVISORS TOWARD A EUROPEAN NETWORK FOR CONSUMER-PRODUCER CHAINS

  • REVITALGARVE - Revitalização de zonas rurais do Algarve: resiliência e inovação na criação de sistemas alimentares territoriais

    REVITALGARVE - REVITALIZAÇÃO DE ZONAS RURAIS DO ALGARVE: RESILIÊNCIA E INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE SISTEMAS ALIMENTARES TERRITORIAIS

  • INCOMUN – INovação e COnhecimento no MUNdo Rural

    INCOMUN – INOVAÇÃO E CONHECIMENTO NO MUNDO RURAL

  • Agro + Eficiente

    AGRO + EFICIENTE

  • Capacitar e Promover para Desenvolver

    CAPACITAR E PROMOVER PARA DESENVOLVER

  • European Creative Rooftop Network

    EUROPEAN CREATIVE ROOFTOP NETWORK

  • Avaliação externa do projeto Literacia para a Democracia

    AVALIAÇÃO EXTERNA DO PROJETO LITERACIA PARA A DEMOCRACIA

  • Diagnóstico de necessidades organizacionais da Barafunda

    DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES ORGANIZACIONAIS DA BARAFUNDA

  • Diagnóstico de necessidades organizacionais da APCEP

    DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES ORGANIZACIONAIS DA APCEP

  • Plano Estratégico para a Cultura de Faro

    PLANO ESTRATÉGICO PARA A CULTURA DE FARO

  • Sistemas Alimentares Locais (SAL)

    SISTEMAS ALIMENTARES LOCAIS (SAL)

  • +ALGARVE, um estilo de vida Mediterrânico

    +ALGARVE, UM ESTILO DE VIDA MEDITERRÂNICO

  • Articular para Intervir III

    ARTICULAR PARA INTERVIR III

  • ALDEIAS DE PORTUGAL - CONSOLIDAÇÃO E REPLICAÇÃO NACIONAL

    ALDEIAS DE PORTUGAL - CONSOLIDAÇÃO E REPLICAÇÃO NACIONAL

  • Apoio à Criação de Serviços de Aconselhamento

    APOIO À CRIAÇÃO DE SERVIÇOS DE ACONSELHAMENTO

  • Prato Certo

    PRATO CERTO

  • REDE LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

    REDE LEADER 2020: QUALIFICAR, COOPERAR, COMUNICAR

USERNAME

PASSWORD

EMAIL

PASSWORD